quarta-feira, junho 23, 2004
Olhem só o que me dão pra ler na aula de Português... E faz parte da matéria, hein!!

Garrafas ao mar

texto do Verissimo

Existem várias histórias de garrafas lançadas ao mar com um bilhete dentro. Eu mesmo, certa vez, coloquei um bilhete dentro de uma garrafa e larguei no mar. Até hoje, não sei se o bilhete náufrago que usou seu último toco de lápis para escrever um pedido de socorro, no seu último pedaço de papel e o jogou no mar dentro da sua última garrafa vazia. A garrafa, levada pela correnteza, desapareceu no horizonte. Um mês depois, voltou com o mesmo bilhete dentro, cmo várias correções na gramática. Ficou famoso o caso do navegador português que mandava telegramas dentro de vidrinhos de remédio, para chegar mais rápido. E do outro, brasileiro, que escreveu um bilhete pedindo socorro, rasgou o bilhete em vários pedacinhos, colocou cada pedacinho dentro de uma garrafa e mandou cada garrafa numa direção para aumentar suas chances de ser salvo. E do outro que usou uma garrafa de vinho para mandar um bilhete e uma meia garrafa para mandar um P.S. E o náufrago prolixo que só mandava garrafão?

A melhor história de garrafas e bilhetes que cnoheço é a de um anúncio, acho que do uísque Chivas Regal. Um cartum mostra alguém na praia lendo um bilhete retirado de uma garrafa trazida pelas ondas. O bilhete diz:

"Estou numa ilha deserta, só eu e oitenta caixas de Chevas Regal que sobraram do naufrágio. Por favor, não mande ajuda."

Você pode imaginar variações para esta história. Garrafas de champanha começam a dar na praia, em sucessão. Cada uma com um bilhete dentro. Os primeiros doze bilhetes dizem:

"Estou numa ilha deserta com uma palmeira e cinco caixas de champanha. Acendi uma fogueira para poderem me localizar. Por favor, mandem ajuda."

O décimo terceiro bilhete diz:

"Estou numa ilha deserta com duas palmeiras e quatro caixas de champanha. Acendi uma fogueira para poderem me localizar. Por favor, mandem ajuda."

O vigésimo quarto bilhete diz:

"Estou numa palmeira deserta com duas ilhas, três caixas de champanha e a Demi Moore. Acendi uma ajuda para poderem me localizar. Por favor, mandem fogueira."

Dias depois:

"Estou numa fogueira com duas Demi Moores, quatro palmeiras e duas caixas de champanha para poderem me ajudar. Acendi um favor, mandem uma ilha."

Depois.

"Estou numa Memi Doore com dois favores, uma caixa de champanha, uma ilha, um deserto, dezessete palmeirase um elefante. Avistei um navio no horizonte e apaguei a fogueira depressa."

Finalmente: "Estou numa ilha com dezessete Medi Roomes, quinze elefantes, dez palmeiras, oito favores desertos, sete ajudas acesas e seis fogueiras. Mandem cinco caixas de champanha."

Ou então": chega uma garrafa na praia com um bilhete que diz:

"Estou numa ilha com a Sharon Stone e um orangotango que não apenas não deixa eu me aproximar dela como dá sinais de que vai querê-la como sua fêmea, com exclusividade. Por favor, façam uma destas cinco coisas:

a) mandem uma arma
b) mandem uma orangotanga
c) mandem a Demi Moore
d) se nada mais der certo, mandem uma filmadora."


- - -
BRILHANTE!!!!
7 Comments:
É o Luís Fernando Veríssimo? Muito bom. =)

Blogger Chienne said...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Anonymous Anônimo said...
Mandem uma filmadora foi ótimo. :D Morri de rir. :D
Adoro o Veríssimo.
Giuseppe

Anonymous Anônimo said...
mana


é shim parn... é muito boa a estória... ahhahahah muito bom eri-chan

Blogger Aka-momiji said...
Ahhh Veríssimo eh boommm!! Mto booomm! Mana.. eu fiquei de te emprestar algum livro de crônicas dele...? Ou foi pra outra pessoa...?

Anonymous Anônimo said...
mana


foi pra outra pessoa hiro , mas eu quero emprestado.. ehhehe

Blogger Lis said...
Pois é, ele é brilhante ^^
A minha mãe ganhou o livro dele, aquele Mentiras Que Os Homens Contam (acho que é esse o título). Qq dia desses eu copio alguma coisa de lá e coloco aqui ^^