sexta-feira, agosto 04, 2006
Piratas do Caribe: Dead Man's Chest - a minha humilde opinião

Primeiro de tudo: Baú da Morte é o escambau. Como sempre, esses malditos títulos traduzidos tiram toda a graça da dualidade e da livre escolha de interpretação das palavras. Procure na sua memória - ou num dicionário de inglês - as possíveis traduções para chest e divirta-se com as possibilidades.

Segundo de tudo: Como a Mana disse nos comments de um post anterior, "vc poderia ter falado de piratas msmhehehe". Além do mais, depois de ter lido esse comentário aqui, o sangue ferveu nas veias e eu tive que me expressar de algum jeito. Pois é, aqui estou eu, falando de Piratas! ^^v

Então vamos lá!

Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra fez os bolsos dos tios da Disney se encherem até moedinhas de ouro caírem pelo chão. Bilheteria, merchan, bonecos, copos, fantasias, posters... não duvido nada que deva existir até cueca do Zé Pardal (adorei, Babs!). Aí os tios pensaram: e por que não uma seqüência? Por que não ganhar mais dinheiro? Vamos filmar mais... maaaaais...
Claro, com o mesmo elenco principal. Eu sou fã do Orlando Bloom mas eu não sou cega: se não fosse pelo Johnny e seu magnífico Jack Sparrow, o primeiro Piratas teria sido só um filmezim legalzim com uns efeitos iguaizim aos que apareceram em O Retorno do Rei.

Mas voltando aos tios da Disney, e já que eu citei O Senhor dos Anéis: quem faz dois faz três, não é mesmo? Pois quando saí do cinema após ver Dead Man's Chest só pensava nisso - e em como eles apresentaram só metade do trabalho dessa vez.

Diferente de A Maldição do Pérola Negra, Dead Man's Chest não tem uma história fechada. O orçamento foi lá pra cima com toda aquela história de Kraken, Davy Jones e sua tripulção e outras coisinhas. Nada mais justo do que querer economizar gravando dois filmes de uma vez só. Peter Jackson fez escola.

Eu li por aí que acharam o filme um fiasco. Comentaram por aí que Johnny deveria ter dito não, que ele "estava se vendendo para a indústria". Ele assinou um contrato! Ele criou um personagem único! Alguém aí tem dúvida de que Johnny Depp foi a melhor escolha para ser Jack Sparrow? Se não fosse pelo cara, o primeiro filme não teria metade do sucesso, não só pelo nome mas pela sua atuação. Eu adoro o Orli, mas ele ainda tem que comer muito feijão com arroz pra ser realmente um bom ator.

Falando sobre as atuações: Orli pra mim estava regular. Deve ser amedrontador trabalhar com o Johnny. Eu teria um ataque de piriri toda vez que tivesse que contracenar com ele - e estou me referindo ao seu talento. Imagino Orli revirando na cama, tentando entender how that bloody american can be so damn good. A Keira Knightley estava igual ao primeiro, pra mim. Continuo me amarrando no macaquinho. A preta véia do pântano ficou legal, adorei o sotaque. Bill Nighy atuando como Davy Jones estava mutcho bom debaixo de todo aquele CGI - e ele fez o Slartibartfast de O Guia do Mochileiro das Galáxias, olha só que phoda!

E last but not least... a volta do Capitão Barbossa. Ah, eu adoro o Geoffrey Rush!

Resumindo - porque esse post está absurdamente longo: é um bom filme. Johnny estava ótimo. Orli precisa melhorar muito. Não acertaram na mão como no primeiro, mas fazer o quê... agora é esperar pelo terceiro. E chega de trilogias, não agüento mais.



- - -
Quote for today: "Oh, Bugger."